Honoris causa para Frei Betto

O pedido de concessão de título de doutor honoris causa para Frei Betto, iniciativa do Núcleo Perseu Abramo de Estudos em Jornalismo, segue o seu caminho burocrático no âmbito da PUC-SP.

Uma vez encampado e aprovado pelo Departamento de Comunicação, a etapa seguinte seria o parecer da Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes (FAFICLA). A avaliação do pedido ficou a cargo da Profa. Fernanda Liberali, do Departamento de Inglês e do Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da PUC-SP.

Frei Betto em foto de 2012. Agência O Globo / Marcos Alves
Frei Betto em foto de 2012. Agência O Globo / Marcos Alves

Intitulado “Deixemos o pessimismo para dias melhores”, a profa. Liberali escreveu em seu parecer que “em um mundo, e, centralmente, em um Brasil, em que a decisão sobre quem pode viver e quem deve morrer parece estar nas mãos de poucos que não valorizam os mais vulnerabilizados, a figura de Frei Betto surge como o sopro de vida na luta por dias melhores”. Ainda em seu texto, a profa. Liberali enfatizou que o processo, mais do que uma ação acadêmica, “tem papel central no fortalecimento de docentes, discentes e funcionários de nossa instituição. A PUC-SP traz em sua história as lutas por um país justo, equânime, solidário. Sua proposta cristã e humanista, que sempre guiou suas decisões e ações, fortalece-se e se expande com essa concessão (…)”.

O parecer favorável da Profa. Fernanda Liberali, lido em reunião do Conselho da Faculdade em 24 de agosto de 2022, foi aprovado por unanimidade. Agora a proposta segue ao Conselho da Faculdade, e desde que aprovada por 2/3 (dois terços) dos seus membros será endereçada ao Conselho Universitário – CONSUN, que indicará dois pareceristas para análise de mérito. Efetivada a concessão caberá à Reitora encaminhar o processo para deliberação final do Grão-Chanceler Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer.

Frei Betto. Agência O Globo / Marcos Alves
Frei Betto. Agência O Globo / Marcos Alves

No dossiê produzido pelo Núcleo Perseu Abramo, que embasa a solicitação, já na introdução alertamos que no caso de Frei Betto, não é apenas “por causa da honra”, como poderia sugerir o vocábulo latino honoris, mas pelo conjunto de uma obra que se identifica profundamente com os valores mais caros à Universidade Católica de São Paulo, assim como ao seu Curso de Jornalismo“. Uma figura como Frei Betto, num país que historicamente reduz às cinzas a própria memória, e desqualifica as experiências intelectuais, estéticas e espirituais que não atendam a apelos mercantis imediatos, merece atenção, cuidado, meditação e estudo. E, neste caso, a concessão de um título de natureza acadêmica, ainda que imprescindível como homenagem, configura também um momento oportuno para uma reflexão a partir de sua vida e obra.

Como o texto adverte, aproximar-se da vida de Betto “é penetrar numa zona fronteiriça entre fé, política, pedagogia, arte, cultura, literatura e comunicação. Em sua trajetória, essas experiências se retroalimentam. E já é possível perceber a diferença que sua práxis exerceu sobre esses múltiplos territórios existenciais”.

O dossiê Frei Betto está dividido em: Introdução; Formação, Renascimento e reconversão; “Um pouco de possível, senão eu sufoco”; “Fé cega, faca amolada”; Práxis, a base e a opção preferencial pelos pobres; Combate à fome (ou o “pessimismo para dias melhores”); “Albabetto”; Lista de prêmios em favor dos direitos humanos”; Álbum; Referências bibliográficas. A epígrafe do dossiê é a letra da música Fé Cega, Faca Amolada, de Milton Nascimento e Beto Guedes, do disco Minas (1975), que segue abaixo:

Frei Betto foi homenageado por duas universidades latino-americanas. A Universidade de Havana outorgou-lhe título de doutor honoris causa pela cátedra de Filosofia, e dois anos depois, em 2017, no centenário de Paulo Freire, foi agraciado de novo, desta vez pela Universidade José Martí, de Monterrey, México, com o título doutor honoris causa por seu trabalho em prol da Educação na América Latina. Portanto a PUC de São Paulo seria a primeira instituição brasileira a conceder-lhe o título. À esq. Gustavo Cobreiro Suárez , Reitor da Universidade de Havana, entrega o título de Dr. Honoris Causa em Filosofía a Frei Betto na Aula Magna. Foto: Abel Padrón Padilla

Baixe a versão integral do dossiê aqui: https://bit.ly/3pnsOIe

Leave a Reply