>>Participação na mediação de conferência no evento organizado pelo grupo de pesquisa Mediações Telemáticas (Mediatel), da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), em conjunto com o Programa de Doutorado das Universidades de La Frontera e Austral de Chile (Doc-.Com) e com a Rede Latina de Teorias Críticas em Comunicação e Cultura (Criticom).

>>Participação no IVSeminário de Estática e Crítica de Arte/Políticas da recepção/Filososfia (USP) (09/19).

Mesa “O que pode a tecnologia? Participação de Rosana Soares (ECA-USP) Silvio Mieli (PUC-SP)

Mediação: Fernanda Almeida (PGEHA-USP)

ORGANIZAÇÃO Grupo de Estudos em Estética Contemporânea da USP​ Coordenação: Prof. Dr. Ricardo Nascimento Fabbrini

O evento partiu do pressuposto de que há um caráter político nas distintas formas de recepção das obras de arte, das imagens e fenômenos estéticos em geral, assim como retomamos pensadores que, em chaves distintas, diagnosticam uma inflação e uma aceleração na circulação de imagens no mundo contemporâneo. Tal inflação do campo imagético seria responsável por violentar e/ou neutralizar olhares e corpos, favorecendo uma sensibilidade e um imaginário dóceis ao estágio atual do capitalismo, bem como sujeitos de sentidos atrofiados e psiquismos regressivos. Assim sendo, a inflação e a aceleração na circulação de imagens seria, paradoxalmente, responsável por uma espécie de déficit estético e miséria simbólica de consequências dramáticas na organização do tecido social e da política. Este cenário seria o pano de fundo para as chamadas disputas narrativas contemporâneas, influindo igualmente na relação com o passado através de mecanismos de memória e esquecimento.

>>Debate “Arquitetos do Poder”, CINUSP (2018)

O debate realizado em 19 de setembro de 2018 após a exibição do filme “Arquitetos do Poder”, durante a mostra Acredite se quiser!, conta com a presença de Renato Levi Pahim, professor de documentário do departamento de jornalismo da ECA-USP e de Silvio Mieli, professor de jornalismo da PUC-SP. O debate aborda a instrumentalização da linguagem e da emoção no marketing político e a capacidade de se construir imaginários em torno dos candidatos. Além disso, também é discutido tanto a necessidade de se fazer uma análise estética das campanhas políticas, quanto como o documentário ajuda a entender o processo eleitoral de 2018.

Os debates selecionados instigam a reflexão sobre os temas, assim, mesmo quem não assistiu aos filmes pode acompanhar a discussão sem dificuldades.

Cartas do evento.

>>Design e Conspiração

Núcleo Perseu Abramo através da linha de pesquisa INDDITEC participou do Seminário DCzz / Design e Conspiração: ziguezagues entre Arte e Filosofia. O seminário propôs diálogos e conexões entre esses campos em prol de expansões teóricas e práticas, em perspectivas poéticas, estéticas e políticas. Teve como mote uma provocação do filósofo tcheco Vilém Flusser (1920-­1991) sobre a semântica do termo design e também o eixo curatorial da exposição Disobedient Objects (V&A, Londres, 2014).

É fruto de intercâmbios entre pesquisas realizadas por grupos do PPG Design da Universidade Anhembi Morumbi e do Instituto de Artes da Unicamp e conquistou apoios do Instituto Itaú Cultural e da FAPESP – este último, indicador da excelência e da originalidade da proposta, bem como da valorização de trabalhos em rede com intercâmbio nacional e internacional.